Loirinha: “Me sinto sim preparada para uma possível disputa pela Prefeitura de Adustina”

O Portal Simão Dias Agora publica nesta quarta-feira, 21 de junho, a entrevista exclusiva realizada com vice-prefeita de Adustina, Vanicleide de Jesus Andrade, conhecida popularmente por Loirinha, filiada ao PT.

Simão Dias Agora – Como surgiu o convite para Loirinha disputar o cargo de vice-prefeita ao lado de Paulo Sérgio em 2016?

Loirinha – Em 2015 houve uma ocupação na Prefeitura de Adustina, por parte do movimento Social Pastoral, na qual sempre fiz parte, os grupos de assentamento queria uma liderança na Câmara Municipal que os representassem e aí eu decidir lançar meu nome a pré-candidata a vereadora, no decorrer das conversas meu nome foi cogitado para vice de acordo com o PT municipal e assim foi feita a aliança.

Simão Dias Agora – Já com relação ao processo de reeleição em 2020?

Loirinha – O processo de 2020 foi um pouco mais conturbado, várias lideranças políticas queriam compor a chapa como vice, como sempre mantive uma boa relação com o prefeito e achei que o mesmo concordaria em manter a chapa. Mas foi aí que fui pega de surpresa, havia nas ruas e nas zonas rurais qual melhor nome para vice, através de uma pesquisa, porém meu nome foi aceito pela maioria, confesso que fiquei contrariada na época, pois o gestor me garantiu que jamais haveria pesquisa nesse sentindo e depois me ligou falando desse resultado. Então eu fui vice pela segunda vez escolhida pelo povo.

Simão Dias Agora – Na sua concepção, o que levou o prefeito Paulo Sérgio a deixar de apoiar o PT e declarar voto em ACM Neto nas eleições do ano passado?

Loirinha – Sabe para mim foi um choque! Levei dias para assimilar aquilo tudo, pois em todos os discursos do prefeito eram vários elogios ao governador Rui Costa, e de repente essa notícia bombástica. Ele sempre demonstrou um grande desejo de se lançar a deputado estadual, isso pode ter sido uma das questões, porém para mim nunca ficou claro essa mudança tão repentina.

Simão Dias Agora – O que aconteceu de fato para que Loirinha e Paulo Sérgio rompessem a aliança entre ambos?

Loirinha – Veja só, diante da situação que ele me deixou na eleição de governo, praticamente sozinha como política, eu cheguei a falar ao próprio meu desejo de me lançar a pré-candidata, depois disso muita coisa mudou, e o seu agrupamento político, segundo o prefeito, não me queria mais no meio deles e ele precisava de todos os vereadores. Sendo assim, o mesmo me chamou para uma reunião com ele, lá ele me fez algumas propostas para que eu já desse a palavra que iria desistir de me candidatar.

Não aceitei as suas propostas e daí comecei a ser pauta na Câmara de Vereadores, onde um parlamentar chegou a falar na tribuna que se precisasse escolher entre dar um bom dia ao cão e a mim, ele daria ao cão. Fato lamentável! Nenhuma defesa do prefeito ao meu nome.

Simão Dias Agora – O fato de 2022 motivou a sua decisão?

Loirinha – Não! Jamais! Eu fui encurralada a decidir entre aceitar as propostas do senhor Paulo ou me lançar a pré-candidata. Eu não esperava! Fui pega de surpresa.

Simão Dias Agora – Como vice de dele por dois mandatos, o nome da senhora seria o natural para lhe suceder. Paulo lhe disse pessoalmente de que Loirinha não teria o seu apoio em 2022?

Loirinha – Olhe, eu estava na lógica que o mesmo sempre batia na tecla que o seu candidato seria aquele que estivesse bem nas pesquisas, diante dessas palavras eu me mantinha no meu canto, entretanto, a começar a vê todo mundo se lançando eu cheguei para o próprio e disse o meu interesse. Mas na reunião que ele me chamou, ele foi claro que o candidato teria que ser do PSD porque o ex-deputado federal não queria de outro partido. Diante disse não me restava mais dúvida. Eu sou do PT.

Simão Dias Agora – Quais nomes ele discute e pode apresentar à sua própria sucessão?

Loirinha – Segundo o próprio como disse tem que ser do PSD, já se lançaram por ser do próprio do partido, Juninho vereador, Cidão, Dr. Kaka, mas está nítido que o desejo do mesmo seria lançar o seu fiel escudeiro Dalmo de Chiquinho ou sua ex-esposa Brisa Luana.

Simão Dias Agora – A senhora se sente preparada para disputar à Prefeitura de Adustina contra o grupo de Paulo Sérgio?

Loirinha – Não existe uma pré-candidata dona de si, é necessário agregar pessoas e muito diálogo. Mas me sinto sim, afinal eu estive do lado do prefeito em muitos momentos, conheço a realidade do povo, e me sinto sim preparada para uma possível disputa.

Simão Dias Agora – Quais partidos e lideranças políticas, a senhora pretende dialogar para pavimentar o nome para à disputa vindoura?

Loirinha – Não descarto nenhuma liderança e nem partido, venho conversando com algumas, porém acho ainda muito cedo divulgar nomes.

Simão Dias Agora – Quais projetos a senhora tem mente para desenvolver na prefeitura, caso seja eleita em 2024?

Loirinha – São muitos! Eu venho de um movimento social que sempre lutou por melhorias de vida. Eu trago no peito o desejo de melhorar a vida dos mais carentes, de dar oportunidade aos que mais necessitam. Tenho vários projetos que sonho em realizar, até achei que seria possível como vice colocar alguns em práticas, mas foram todos frustrados. Serão colocados mais adiante.

Simão Dias Agora – Loirinha conta com o apoio irrestrito do partido e lideranças políticas a nível de estado?

Loirinha – O Partido dos Trabalhadores é totalmente vinculado a deputada estadual, Fátima Nunes, a mesma vem fazendo uma grande defesa em meu nome, existe, claro, um, dois ou três filiados que ficaram no grupo do prefeito por privilégios, mas que não vai interferir nas nossas decisões. Acredito sim que o estado vai saber reconhecer a todo nosso esforço quando o gestor virou as costas.

Simão Dias Agora – Existe a possibilidade de unificar a oposição adustinense em torno do seu projeto?

Loirinha – Sim, com certeza! Além do mais oposição é todos aqueles que não defendem mais o projeto da situação. Eu diria que estamos formando uma nova oposição, com os existentes, claro, que também foram muito importantes na decisão de Estado (eleição de 2022) e todos aqueles que estão abraçando a causa.


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE