Centro de Excelência Milton Dortas desenvolve projeto de artes cênicas

Estudantes do Centro de Excelência Doutor Milton Dortas, localizado em Simão Dias, região centro-sul do estado, desenvolvem o teatro dentro da disciplina de artes. O projeto busca trazer protagonismo para os alunos, além de incentivar o descobrimento de novos talentos, tudo dentro da sala de aula. 

Através dos conteúdos da área de linguagens do Novo Ensino Médio, os alunos são estimulados a desenvolver novas competências e habilidades que o auxiliam na evolução acadêmica e também uma convivência saudável. As competências da área de linguagens da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, estimulam o uso de linguagens artísticas, corporais e verbais para exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. 

O professor de artes e padrinho do clube de teatro, Carlos Marcelo Silva, descreve as atividades desenvolvidas dentro do clube. “O Clube de Arte desenvolve intervenções artísticas na comunidade escolar.  Dentro dessas intervenções trabalhamos temas como direitos dos adolescentes, saúde, combate a intolerância, racismo e abuso, seguridade social”, conta o professor.

“Projetos como ‘Africanidades’, ‘Fora do Armário – A escola contra LGBTfobia’, a produção de paródias e poesias promovem momentos de troca, alegria e diversão com os alunos”, adiciona Carlos. 

O clube de teatro dá aos alunos acesso a diversas linguagens artísticas ainda não descobertas por eles. Através de leitura de textos clássicos, obras de arte renomadas por meio de plataformas digitais de espaços culturais famosos, como museus e galerias, que tem seu acervo digitalizados, sem deixar de lado debate sobre filmes e séries apreciadas pelos em diversas culturas, como: brasileira, norte-americana, japonesa, inglesa. Essa dinâmica traz conforto para os alunos suas ideias e as produzirem dentro do clube de arte e também debatidas na sala de aula. 

O aluno do centro de excelência e presidente do clube de arte, Paulo Guilherme Magalhães, expressa o sentimento de gratidão pela existência do projeto. “É extremamente gratificante poder expressar tudo aquilo que queremos e sentimos usando a arte como este instrumento, nós nos sentimos muito feliz e realizados que a nossa ideia deu certo, nada disso teria sido possível sem o apoio dos nossos professores e principalmente dos nossos colegas, por isso que todas as nossas ideias fluem tão bem”, narra o estudante. 

“Como o mundo da arte é extremamente gigantesco nós não reduzimos as nossas ideias somente ao teatro, em meio a tanta criatividade expandimos as temáticas do clube para a arte em geral, sejam elas, cênicas, visuais, ou qualquer outra que permita nós jovens, possamos externar e buscar fazer ouvir nossos desejos de forma lúdica e alegre mais ao mesmo tempo contundente e exigente”, expõe Paulo.

Foto: Divulgação Unidade Escolar


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE