Baixa cobertura vacinal da BCG em Sergipe aumenta riscos de tuberculose

Os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam uma baixa cobertura vacinal da BCG em Sergipe, com um índice de apenas 37,45%. Diante desse desempenho, a gestão estadual reforça a importância da vacina e apela para a conscientização da população. A BCG protege contra a tuberculose, que é provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. O imunizante permite a prevenção das formas graves da doença, como a meningite tuberculosa.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, o estado está com a cobertura vacinal abaixo do esperado. “A cobertura é avaliada no final do ano, mas esperávamos ter chegado na metade da vacinação, pois é uma vacina muito importante e deve ser aplicada na maternidade logo ao nascer das crianças”, explicou Marco.

Caso a criança não tenha recebido o imunizante, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde do município de residência para a aplicação da vacina o quanto antes. “Com as altas coberturas vacinais que têm ocorrido no país nas últimas décadas, a gente conseguiu diminuir muitos casos de meningite por tuberculose e quanto maior a cobertura, mais a gente evita os casos da doença”, salientou. (FAN FM)


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE